A Aquaponia como ferramenta pedagógica no Brasil
15 de junho de 2020

O vídeo "La Acuaponia como Herramienta Pedagógica en Brasil" foi produzido em Sergipe em maio de 2019 pela emissora colombiana TV Agro, e mostra como surgiu e se desenvolveu a parceria entre Amadeus e Embrapa para implantar na escola uma vitrine com a tecnologia, que vem sendo usada como ferramenta pedagógica de alto valor e com excelentes resultados.

A vitrine é resultado da união de esforços do Programa Embrapa & Escola e do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio e Faculdade Amadeus, coordenado pelo professor José Bezerra.

O termo aquaponia é derivado da combinação das palavras "aquicultura" (produção de organismos aquáticos) e 'hidroponia' (produção de plantas sem solo). Ela é composta por um tanque no qual são produzidos os peixes. Alimentados por ração, eles liberam dejetos ricos em nutrientes que, por sua vez, bombeados para uma parte superior, nutrem os vegetais. As raízes, ao retirar os nutrientes, purificam a água que retorna por gravidade para o local onde são produzidos os peixes.

O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Paulo Carneiro, que coordena pesquisas com aquaponia, explica que o sistema tanto pode ser desenvolvido para escala comercial quanto consumo próprio, em sistemas caseiros para produção familiar, inclusive no meio urbano, em casa ou varanda de apartamento.