Aquaponia, PANCS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
06 de fevereiro de 2024

Os alunos dos 6º anos e a professora de Ciências Renata Anchieta, tiveram a oportunidade de participar em uma oficina ministrada pelo Coordenador e Biólogo José Bezerra Neto. Podemos afirmar que esse momento representou um passo significativo na promoção da educação ambiental, pois, nesse contexto, foi introduzida a prática da Aquaponia e o cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Essa ação se alinha de forma específica com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade).

Essa abordagem prática não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos na disciplina de Ciências, mas também ampliou o conhecimento em sustentabilidade ambiental, favorecendo, assim, o envolvimento dos alunos em atividades interativas, fomentando uma compreensão mais profunda sobre a importância da biodiversidade alimentar, conectando-os com o ODS 15 (Vida na Terra).

Ao proporcionar uma experiência direta com a aquaponia e o cultivo de PANCs, a oficina contribuiu para moldar cidadãos conscientes e engajados, alinhando-se também com o ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) ao promover práticas agrícolas que respeitam os limites do meio ambiente.

Dessa forma, ao preparar a nova geração para enfrentar desafios globais e buscar um futuro mais sustentável, a oficina acrescentou conhecimento prático aos alunos e se tornou um catalisador para o desenvolvimento de valores ambientais.