Atividade de Educação Nutricional e Ambiental Horta – Educação Infantil
06 de maio de 2021

A horta é uma ótima ferramenta pedagógica para trabalhar valores humanos, como paciência, responsabilidade, autonomia, cooperação e  resiliência. Dessa forma, crianças que convivem com espaços naturais tendem a zelar por sua preservação, pois criam um vínculo afetivo de pertencimento à natureza.

Como estamos trabalhando com a temática do Ano Internacional das Frutas e Vegetais, objetivando promover uma alimentação diversificada, equilibrada e saudável, incentivamos as crianças a ficarem atentas à natureza, observando suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Dessa forma, elas aprendem a cultivar uma horta, estimulando o gosto pela alimentação saudável, possibilitando aos pequenos começarem a identificar os alimentos que fazem bem à saúde.

Além disso, um projeto continuado de horta pode inspirar mudanças comportamentais, como, por exemplo, consumo de alimentação saudável, aproximação e respeito à natureza e diminuição do desperdício de alimentos, o que resulta na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Dessa maneira, o plantio na horta proporciona às crianças desenvolverem seus conhecimentos, estimulando-as à valorização no preparo de receitas com os próprios alimentos que plantaram.

Portanto, esse contato com a terra, as sementes, a água e os vegetais ajudam as crianças a estabelecerem uma melhor relação com o meio no qual estão inseridas. Assim, começam a desenvolver a consciência do cuidado, dos bons hábitos alimentares, além de atitudes  sustentáveis.

Diante disso, como ação do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus - PEAS, coordenado pelo professor José Bezerra em parceria com a nutricionista Jéssica Moura, os alunos da Educação Infantil realizaram o plantio de vegetais na  hortinha da escola. Atitude essa alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, compondo uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas, que visam guiar a humanidade até 2030.