Notícias

Atividades do Núcleo de Educação Ambiental
30 de julho de 2021

Trabalhandoa temática do Ano Internacional das Frutas e Vegetais, conseguimos, junto com nossos alunos, promover uma alimentação diversificada, equilibrada e saudável.

À vista disso, incentivamos as crianças a ficarem atentas à natureza, observando as diversas formas, cores, cheiros e sabores. Envolver nossos pequenos jovensnuma proposta como essa e perceber a alegria no rosto de cada um deles, ao cultivar uma horta, por exemplo, estimulamos o gosto pela alimentação saudável e possibilitamos, assim, aos pequenos identificaremos alimentos nutritivos e mais vantajosos para a nossa saúde. 

Portanto, esse contato com a terra, as sementes, a água e os vegetais ajudam essas crianças a estabelecerem uma melhor relação com o meio no qual estão inseridas. Isso proporciona uma consciência cuidadosapara com os bons hábitos alimentares, além de possibilitar atitudes sustentáveis. 

Por conseguinte, foram desenvolvidas, com os alunos da Educação Infantil, as seguintes atividades relacionadas aos 17Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

COMPOSTAGEM

Coletamos as cascas de frutas dos lanches dos alunos, durante uma semana, e colocamos em um recipiente apropriado. A partir daí,eles trituraram essas cascas e adicionaram os demais componentes para a montagem de umacomposteira.Assim, tornou-se visível a importância da utilização integral dos alimentospara a transformação em adubo, fazendo uso dessas cascas de frutas.

PREPARAÇÃO DAS MUDAS

Os alunos acrescentaramsaquinhos de substrato, próprio para as plantas e, a partir daí, cultivaram sementes de coentro, alface, manjericão e tomate, desfrutando da experiência de tocar na terra e sentir as sementes, entendendo,desse modo, a natureza dos alimentos. 

HORTINHA 

Os alunos plantaram e regaram mudas na hortinha do Colégio. Dessa forma,passaram a conhecer a relevância da água para o crescimento dos alimentos, além da importância dos cuidados diáriosque cada mudinha deve receber. 
Todo esse trabalho foi orientado pelo professor José Bezerra, coordenador do PEAS (Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade), pela professora Ana Maria da Silva Lima e pela nutricionista Jéssica Moura.
 

Compartilhe:
Colégio Amadeus