Colégio Amadeus, Embrapa e Escola 11 de Agosto
04 de maio de 2022

O coordenador de Educação Ambiental, prof. José Bezerra, representando o Colégio e a Faculdade Amadeus, recebeu, no Laboratório de Aquaponia, o diretor da Escola Estadual 11 de Agosto, Cledson Inácio e o professor de Artes Cássio Lício Libório.

A visita técnica foi de grande importância para as instituições, pois abordou parcerias e ações diversas de Educação Ambiental realizadas nos últimos anos, como também futuras ações que as instituições pretendem desenvolver.Participaram da visita técnica o diretor da FAMA, Eduardo Gonçalves, e o professor de Biologia do Colégio Amadeus Eduardo Vieira.

Essas ações futuras envolvem a Escola Estadual 11 de Agosto, localizada no entorno da comunidade quilombola da Maloca, em Aracaju. Ela atende alunos do ensino fundamental, entre os quais estão crianças e adolescentes com deficiências de alto grau e diferentes tipos de comprometimento. A referida escola contará, em breve, com uma vitrine tecnológica de aquaponia – sistema de produção integrado de peixes e vegetais sem solo e com ciclagem de água e nutrientes – minimizando os resíduos no ambiente.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e o Colégio e Faculdade Amadeus. Empreendimento este que integra as ações dos programas Embrapa & Escola, de popularização da ciência entre crianças e adolescentes e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que engloba a Agenda 2030 da ONU.