Colégio e Faculdade Amadeus Participam do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios
25 de setembro de 2023

No dia 16 de setembro último, os alunos do Colégio e da Faculdade Amadeus (FAMA), por meio do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade, coordenado pelo Biólogo e Professor José Bezerra Neto, participaram de uma ação de educação ambiental na Praia do Sarney, em Aracaju. A atividade recebeu o título "Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios" e foi promovida pela Fundação Mamíferos Aquáticos. Este evento integra o World Cleanup Day e o Internacional Coastal Cleanup, movimentos globais que envolveram milhões de voluntários em mais de 190 países.

O coordenador do PEAS explicou que além da limpeza da praia, os alunos, seus familiares, a coordenadora Lilian Vieira e o diretor da Faculdade Amadeus, Eduardo Gonçalves, participaram de oficinas de educação ambiental e de uma exposição sobre os danos causados aos animais marinhos pelo lixo. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar tanto os alunos como a sociedade sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

O Professor Bezerra enfatizou que o mar começa nas ruas, uma vez que todo o lixo das ruas que é direcionado para as bocas de lobo acaba indo para o esgoto e, consequentemente, poluindo os rios e mares. Portanto, é essencial adotar boas práticas como a coleta seletiva e cultivar hábitos que beneficiem a preservação ambiental. Quando visitarem praias, é importante que levem sacolas para armazenar o lixo produzido durante o passeio. Desta forma, todos nós contribuímos para o cuidado com o nosso planeta, pois a responsabilidade pela conservação do meio ambiente é de todos.