Colégio, Faculdade Amadeus e Embrapa
28 de abril de 2020

No último dia 10 de fevereiro, os alunos dos 9ºs Anos, do Colégio Amadeus, participaram de uma aula prática de Biologia, de caráter interativo, no núcleo de Educação Ambiental dessa instituição. A aula estava sob o comando do Coordenador do PEAS (Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus) José Bezerra e o Profº. de Biologia Eduardo Vieira (Dudu). Nesse momento, os estudantes aprenderam sobre compostagem e vermicompostagem. Foram abordados temas importantes sobre o meio ambiente e sustentabilidade, assuntos esses que podem ser de grande interesse para o Enem e para a Vida.  Com muita atenção, os alunos praticaram e associaram os assuntos vistos às aulas teóricas.

Para alcançar as 17 metas do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a mudança nos padrões de consumo e produção se configuram como medidas indispensáveis na redução da pegada ecológica sobre o meio ambiente. Essas medidas são a base do desenvolvimento econômico e social sustentável. As metas do ODS número 12 visam a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos e naturais, da infraestrutura sustentável e do acesso a serviços básicos. Além disso, o objetivo prioriza a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

A Vermicompostagem é mais uma iniciativa socioambiental implementada  pelo PEAS em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros com o apoio da Comissão Local dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Unidade da Embrapa.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos  pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial  para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar  a humanidade até 2030.