Educação Ambiental e aquaponia
02 de outubro de 2023

Explorando alguns temas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o coordenador do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus (PEAS), o biólogo e professor José Bezerra, recebeu,no Núcleo de Educação Ambiental, os alunos dos 9°s anos do professor Eduardo Vieira (Dudu). Foi um momento muito produtivo, pois os estudantes vivenciaram uma práticasobre Aquaponia.

“Aquaponia” se refere à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos. Esta técnica, preconizaa reutilização total da água, evitando desperdício e diminuindo drasticamente a liberação de efluente no meio ambiente.

A Aquaponia pode diminuir em até 90% o consumo de água necessária para a produçãoda mesma quantidade de alimento. Os alunos foram estimulados a plantar e transplantar as mudas da “maternidade” para as canaletasde crescimento.