Notícias

Educação Jurídica Ambiental: Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental Crítico - DAC
19 de outubro de 2022

Explorando alguns temas relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS, o coordenador do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus – PEAS, o Professor e Biólogo José Bezerra Neto, especialista em Educação Ambiental, realizou uma roda de  conversa, nos dias 10 e 11 de outubro do corrente ano, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância de cuidarmos da nossa casa maior – o  Planeta Terra. Para tanto, reuniram-se, virtualmente, alguns membros do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental Crítico (DAC), da Universidade de Caxias do Sul  (UCS), fomentando debates educativos com a temática de “Educação Ambiental Jurídica”.

Durante o evento, foi discutido; pelo Prof. Clóvis Malinverni, pós-doutor pela Elisabeth Haub School of Law, Pace University/NY, o tema “O que é o direito ambiental e para  que ele serve?”, bem como “Legislação ambiental e biodiversidade”; pelo Prof. Airton Berger, doutor em Direito Público pela UNISINOS e Mestre em Direito  Ambiental pela UCS. 

Tivemos a participação de duas autoridades na área ambiental como Tânia Kowarick, membro Integrante do DAC/UCS, especialista em Direito Ambiental pela UFPEL e  em Relações Internacionais pela UFRGS, abordando o tema “Histórico do debate sobre meio ambiente” e Raquel Brito, egressa do Colégio Amadeus, Mestra em Direito  pelo PRODIR/UFS, que tratou do tema “Educação Ambiental Formal e Não Formal”.

Continuando o ciclo de palestras, Mateus Kaiser, membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental Crítico (DAC/UCS), proferiu a palestra “Protocolos de consulta e  pluralismo jurídico” e Taynara Barreto, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP e em Ciências Criminais pela PUC-Minas,  também membro do DAC/UCS proferiu a palestra “Animais em Fazendas Industriais: O impacto Ambiental da Indústria da Carne”. A fim de completar esse evento  significativo, tivemos a participação de Caroline Ferri, mestre em Direito pela UCS, que discutiu os “Direitos territoriais indígenas”. 

Dessa forma, conforme destaca o coordenador e professor José Bezerra, um evento interinstitucional com a presença de grandes pesquisadores traz muitos benefícios para  a nossa instituição, pois amplia a visão sobre a responsabilidade socioambiental, proporcionando um futuro sustentável.

Compartilhe:
Colégio Amadeus