Notícias

Embrapa apoia campanha contra tráfico de animais silvestres
01 de outubro de 2020

A Embrapa Tabuleiros Costeiros é parceira do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio e Faculdade Amadeus na Campanha de Educação e Sensibilização Ambiental ‘Zero Gaiola’.

A iniciativa, que tem apoio de diversas instituições, tem como objetivo alertar sobre o tráfico de animais silvestres e desestimular a comercialização dessas aves, bem como sua criação em cativeiro. 

A data oficial de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres é dia 22 de setembro, instituída em Aracaju pela Lei Municipal nº 201/2019 e em Sergipe pela Lei Estadual nº 8.516/2019. 

Para marcar a data e promover a conscientização na sociedade de forma não presencial, o Amadeus realiza, na quinta (24), às 19h, uma live com a participação do professor José Bezerra, coordenador do PEAS,  e de Romeu Boto, superintendente do Ibama em Sergipe.

O evento é gratuito e dirigido a toda a comunidade estudantil do Amadeus e outras escolas, além da sociedade em geral. Para participar do evento, basta se inscrever neste link, que contém o endereço da transmissão no Youtube. Acompanhe também pelos perfis do Colégio e Faculdade Amadeus no Instagram.

ODS - ONU
A ação está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pelas Nações Unidas. Principal organização de pesquisa pública voltada ao desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil, a Embrapa, com suas 43 Unidades distribuídas por todo o país, tem uma robusta agenda de pesquisa e desenvolvimento, gerando conhecimentos e ativos tecnológicos de alto valor para a sociedade brasileira. 

A Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com aderência a 58 das 169 metas que se desdobram dentro dos mesmos. 

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, cuja área de atuação se estende do sul da Bahia ao norte do Ceará, alinha-se a 18 dessas metas, com pesquisas, transferência de tecnologia e cooperação técnica e científica em diversas áreas, como a cultura do coqueiro, agroecologia e agricultura familiar, inteligência territorial, agroenergia, produção de ruminantes, aquicultura, sistemas integrados e grãos, prospecção da biodiversidade e agregação de valor.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o País.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Compartilhe:
Colégio Amadeus