Embrapa e Amadeus instalam Ecoponto no GACC Aracaju
03 de outubro de 2019

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e o Colégio e a Faculdade Amadeus, em parceria com a coletora de óleo saturado Recigraxe, fizeram na terça (1º) a implantação de mais um Ecoponto, desta vez na sede do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), entidade que há 20 anos presta assistência a crianças e adolescentes com a doença.

O Ecoponto é uma unidade para coleta de óleo de cozinha usado tanto na produção das refeições nos estabelecimentos quanto nas residências das famílias. A instalação foi realizada após a visita de um grupo crianças assistidas ao Museu da Gente Sergipana, acompanhadas por alunos voluntários do Amadeus.

As ações são desenvolvidas por meio do Programa Embrapa & Escola, iniciativa da Embrapa para popularização da ciência junto ao público estudantil, e do Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus (PEAS), de forma integrada com o Projeto Voluntariado e o Programa Protegendo nossos Rios.

Serão instalados, ao todo, 25 Ecopontos até o final do ano em escolas públicas e outros espaços da Grande Aracaju, e a Recigraxe fará a coleta periódica e beneficiamento do óleo usado, que é transformado em um produto ecoeficiente – o sabão ecológico. Parte dos produtos retorna às escolas e entidades para uso na limpeza dos materiais e ambientes.

Para ver todas as fotos clique aqui

A aluna Maria Eduarda Castro, do 2º ano do Ensino Médio do Amadeus, participou da visita ao Museu por meio do Projeto Voluntariado. Para ela, atividades desse tipo são muito enriquecedoras. “Eu me senti muito bem ao lado dessas crianças, muito melhor do que quando cheguei. É uma experiência incrível interagir com essas crianças maravilhosas. Isso nos marca para sempre, e vou sentir muita saudade”, disse, emocionada.

Para a gerente geral do GACC, Ula Ribeiro, a instalação do Ecoponto terá uma grande importância na conscientização das crianças e suas famílias, bem como dos colaboradores e voluntários. “Cada um irá atuar como multiplicador para gerar essa consciência sobre a importância do consumo sustentável e reuso de materiais para proteger o meio ambiente”, reforçou.

O GACC fornece alimentação todos os dias para as crianças que estão em hospedagem para tratamento e as que passam o dia em Aracaju para consultas e exames. As unidades da instituição têm uma grande demanda por produtos de limpeza, e poderão aproveitar bem o sabão ecológico produzido a partir do óleo usado.

ODS

As iniciativas socioambientais implementadas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e parceiros têm o apoio da Comissão Local dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Unidade da Embrapa.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS.

O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o país.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br