Embrapa e Amadeus promovem plantio e reciclagem na Semana do Meio Ambiente
10 de junho de 2019

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e o Colégio e Faculdade Amadeus mais uma vez somaram esforços para promover consciência ambiental e a sustentabilidade. Na Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho, a parceria ganhou força, com ações de plantio de mudas nativas e instalação de Ecopontos de coleta de óleo de cozinha usado.

As ações são desenvolvidas por meio do Programa Embrapa & Escola, iniciativa da Embrapa para popularização da ciência junto ao público estudantil, e do Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus (PEAS).

Na manhã de quarta (5 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Reserva do Caju, área de preservação e estação experimental da Embrapa em Itaporanga d’Ajuda, recebeu estudantes do ensino médio do Amadeus para uma visita a tecnologias de base ecológica e plantio de mudas de pau-brasil e outras espécies nativas da Mata Atlântica no Bosque Embrapa & Escola.

Os alunos viram de perto as vitrines tecnológicas da fossa séptica biodigestora e de produção de húmus de minhoca e biofertilizante líquido – Biogeo. A visita foi coroada com o plantio pelos alunos e professores do Amadeus e gestores, técnicos e pesquisadores da Embrapa de diversas mudas de jatobá, mangaba, acácia e pau-brasil no Bosque Embrapa & Escola.

Veja aqui o álbum completo de fotos da visita na página da Embrapa na rede social Flickr.

Para a estudante do 1º ano Júlia Ribeiro, a visita foi muito importante pela oportunidade de ver de perto como as tecnologias são importantes para garantir sustentabilidade. “Adquirimos muitos conhecimentos sobe como se pode aproveitar e reusar água, esterco e outros componentes para gerar novos produtos com baixo custo”, disse.

Para o professor José Bezerra, coordenador do PEAS do Amadeus, a parceria com a Embrapa possibilitou tornar a Reserva do Caju uma verdadeira extensão da sala de aula. “Aqui é possível sedimentar todo o conhecimento trabalhado nas aulas e ver de perto tecnologias sustentáveis e área preservadas de Mata Atlântica, manguezais e restingas”, declarou.

Ecopontos

Na quinta (6), ao longo da manhã, a Embrapa e o Amadeus, em parceria com a Recigraxe, fizeram a implantação em três escolas da rede pública dos primeiros Ecopontos, com unidades para coleta de óleo de cozinha usado tanto na produção da merenda nas escolas quanto nas residências dos alunos. A instalação foi feita nas escolas Leandro Maciel e Francisco Rosa, em Aracaju e Gilberto Freyre, em N. S. do Socorro.

Ao todo, 25 Ecopontos serão instalados em escolas públicas e outros espaços, e a Recigraxe fará a coleta periódica e beneficiamento do óleo usado, que é transformado em um produto ecoeficiente, o sabão ecológico. Parte dos produtos retorna às escolas para uso na limpeza dos materiais e ambientes.

Para a professora de artes do Leandro Maciel, Diana Gonçalves, que coordena a disciplina eletiva com trabalhos de reciclagem, a instalação dos Ecopontos é muito importante para conscientização ambiental dos alunos e da comunidade. “A iniciativa vai ajudar a integrar os alunos e estimulá-los a por em prática os conceitos ecológicos que trabalhamos em sala”, acredita.

Para Mateus Oliveira, aluno do 2º ano do Francisco Rosa, a iniciativa é muito interessante, pois estimula os alunos a reciclar e reutilizar materiais e resíduos na produção de novos bens. “Eu vou trazer óleo usado de casa com certeza”, garantiu.

Exposições

Durante toda a semana, nos espaços do Colégio e Faculdade Amadeus, ocorreram ainda outras ações de educação e conscientização ambiental, como as exposições da Fundação Mamíferos Aquáticos, na quarta (5), e ‘Ações Socioambientais da Gente’, do Museu da Gente Sergipana, com atividades interativas da segunda à sexta, além da culminância da campanha ‘Copos descartáveis, descarte essa ideia’.

ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o país.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros