Notícias

Embrapa participa do Dia da Terra no Colégio Amadeus
18 de abril de 2019

O dia 22 de abril é importante não apenas pela narrativa histórica do Descobrimento do Brasil. Nesse dia também se comemora o Dia da Terra, uma iniciativa internacional que marca o nascimento do movimento ambiental moderno, nessa data em 1970.

Para marcar a data e promover a conscientização ambiental entre os estudantes, o Colégio Amadeus, parceiro da Embrapa em diversas iniciativas ecológicas, realiza um ciclo de palestras e uma feira científica na manhã da segunda (22).

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) soma esforços nesta iniciativa, e vai exibir em seu estande diversas tecnologias de base ecológica aplicadas à agricultura e pecuária. Os estudantes poderão ver de perto instrumentos de agricultura de precisão, impressoras 3D, estações meteorológicas, compostagem com uso de minhocas para produção de adubo orgânico, mudas de plantas produzidas por cultura de tecidos vegetais, entre outras.

Para completar a contribuição da Embrapa na programação, o pesquisador Edmar Siqueira, especialista em sistemas agroflorestais e agroecologia, realiza um bate-papo com troca de conhecimentos sobre a ‘Importância da agricultura de base ecológica para o equilíbrio da Terra’. A palestra está marcada para as 10h, e reunirá alunos do 9º ano.

Além da Embrapa, o próprio Amadeus apresenta na feira amostras da história e composição da Terra, e o Instituto Canto Vivo apresentará seus trabalhos no estande. Completa o ciclo de palestras a apresentação ‘Valores e princípios para um futuro sustentável’, com o geólogo da Petrobras Cláudio Borba.

Desenvolvimento sustentável

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS.

Agentes da Embrapa Tabuleiros Costeiros e do Amadeus vêm atuando em parceria para fortalecer ações com foco nos ODS, a exemplo da vitrine tecnológica de aquaponia (cultivo integrado de plantas hidropônicas com a criação de peixes), onde são desenvolvidas atividades científicas e de educação ambiental. Outras unidades serão instaladas em breve em escolas da rede pública com apoio do Amadeus.

As iniciativas de popularização da ciência e conscientização ambiental junto ao público estudantil integram as ações do Programa Embrapa & Escola.

Fonte: EMBRAPA

Compartilhe:
Colégio Amadeus