Notícias

Embrapa Tabuleiros Costeiros comemora 47 anos
20 de junho de 2022

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), fundada em 13 de junho de 1975, completa em 2022 47 anos de atuação para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Para marcar a data, o centro de pesquisa promoveu, na terça (14), uma cerimônia presencial de comemoração. O evento aconteceu na sua sede, na capital sergipana, e foi a primeira cerimônia presencial na Unidade desde o início da pandemia. 

Além de empregados, colaboradores e gestores, o encontro teve a presença de ex-chefes, colegas aposentados, representantes de instituições parceiras, parlamentares, gestores públicos e imprensa. O chefe-geral da Unidade, o pesquisador Marcus Cruz, foi o anfitrião do evento. 

Para resgatar as tradições e matar a saudade com boa música, o Coral Harmonia, formado por funcionários da Embrapa Tabuleiros Costeiros e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), cantando músicas tradicionais do cancioneiro junino da Região Nordeste, além do Hino Nacional Brasileiro.  

A programação englobou o lançamento de três novas soluções tecnológicas desenvolvidas pela Unidade da Embrapa além de publicações, resultados de ações de pesquisa, transferência de tecnologia e gestão dos últimos anos. 

Desde 2018, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e o Colégio e Faculdade Amadeus vêm atuando em parceria para fortalecer ações com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, uniram as forças do Programa Embrapa & Escola, de popularização da ciência junto ao público estudantil, e o Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio Amadeus – PEAS. 

O principal objetivo dessa produtiva parceria é intensificar as iniciativas em conjunto para garantir resultados mais efetivos das ações de educação ambiental e popularização da ciência. 

Para o professor José Bezerra, coordenador do PEAS Amadeus, a parceria com a Embrapa tem rendido grandes resultados, com destaque para as Vitrines Tecnológicas de Aquaponia e Minhocultora. 

Compartilhe:
Colégio Amadeus