Notícias

Encontro Nacional Rede ― PEA/UNESCO
11 de dezembro de 2020

O Encontro Nacional das Escolas Associadas da UNESCO aconteceu entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2020, foi uma edição especial, virtual e gratuita, mas mantendo todas as características do evento, que já se tornou um marco importante na história recente da educação brasileira. É o principal momento de aprendizado coletivo e troca de experiências das escolas associadas e candidatas. 

A convite da organização do evento, o professor José Bezerra Neto, coordenador do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do
Colégio e Faculdade Amadeus (PEAS), palestrou no painel “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”.  

Na palestra, o professor José Bezerra falou sobre os benefícios nutricionais e de saúde do consumo de frutas e vegetais, a sua contribuição para a promoção de dietas e estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis, reduzindo a perda e o desperdício de alimentos. Apresentou também propostas de atividades como o cultivo de frutos, hortaliças e peixes através da aquaponia, a transformação de restos de comida em húmus no processo de vermicompostagem, a criação de abelhas indígenas em um meliponário e a importância de fazer campanhas para sensibilizar as pessoas sobre não prender pássaros em gaiolas.  

Foi um encontro valioso e muito produtivo, que contou com convidados internacionais de alta expressão, como Antônio Nóvoa (Portugal), atual Reitor da Universidade de Lisboa e José Maria Avilés Cortez (Espanha), pesquisador da Universidade de Valladoliv, além de representantes das Escolas Associadas de outros países, com muita troca de ideias e experiências entre as Escolas Associadas da UNESCO. 

Sobre a Rede ― PEA/UNESCO 

Fundado mundialmente em 1953, a Rede ― PEA/UNESCO é um programa de dimensão mundial que hoje reúne mais de 11 mil escolas
distribuídas em 180 países. No Brasil, a rede alcançou, neste ano, o número de 569 instituições associadas, entre escolas públicas e privadas.  Além disso, há escolas prisionais, quilombolas, indígenas e rurais. O Brasil tem a 2ª maior rede do mundo, atrás apenas do Japão. As escolas atuam a partir dos valores da UNESCO, especialmente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos temas estratégicos, entre eles a Cultura da Paz. 

Compartilhe:
Colégio Amadeus