Escola Estadual 11 de Agosto promove atividades da Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva
19 de abril de 2022

A Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju, finalizou nesta quarta-feira, 13, as atividades alusivas à Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva, ação que foi instituída pelo Governo de Sergipe, por meio da Lei nº 8.670, de 31 de março de 2020. O evento aconteceu na quadra de esportes da unidade de ensino, onde os alunos puderam participar do Circuito Sensorial. Por meio desta atividade, os estudantes com deficiência, auxiliados pelos professores, puderam exercitar os seus diversos sentidos.

Com os olhos vendados, primeiramente eles pisaram com os pés em alguns objetos, como caixa de ovos, tampinhas, lixa, palha de aço, entre outros. Logo em seguida eles tocaram em alguns materiais com as mãos, como grãos de arroz e feijão, estopa, bolas de gude etc. O objetivo foi que eles pudessem identificar os objetos tocados por meio da sua percepção tátil. Além dessa atividade, os alunos também experimentaram alguns alimentos com os olhos vendados, também para incentivar o estímulo sensorial do paladar. Para promover a sensibilidade motora, eles também tiveram que caminhar se desviando de cones distribuídos pela quadra.

Para o diretor da Escola Estadual 11 de Agosto, Cledson Inácio, a ação é de grande importância para esses alunos. “Este é um momento de grande alegria e de gratidão também a todos os parceiros internos e externos, que colaboram para que esse trabalho de inclusão aconteça. A lei que instituiu esta semana vem reforçar esse processo inclusivo e educacional de que a sociedade tanto precisa, para que haja o respeito à diversidade”, disse. Opinião semelhante teve a coordenadora Alana Monteiro. “A Escola 11 de Agosto destaca-se pela habilidade em trabalhar com esses alunos. Existe uma procura muito grande aqui porque os alunos e pais se sentem acolhidos. Este evento de hoje conta com a participação de todos os estudantes, independentemente da deficiência que tenham”, afirmou. Atualmente a unidade de ensino tem cerca de 300 alunos matriculados,180 dos quais têm algum tipo de deficiência.

A coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva da Seduc, Lilian Alves Moura, prestigiou o evento, que foi apoiado pelo setor. Ela conta que essa programação de atividades foi pensada para mostrar os trabalhos pedagógicos que já são desenvolvidos e direcionados ao público da educação especial. “A Escola Estadual 11 de Agosto faz isso com excelência por meio de projetos pautados por metodologias diferenciadas, em que o aluno é o centro do processo. Esse é um momento de referência para as demais unidades de ensino da rede. O número de estudantes da educação especial vem aumentando porque os pais e a sociedade estão se sentindo acolhidos e participantes desse processo de escolarização”, declarou.

O evento contou com a presença de representantes de instituições parceiras, como José Bezerra Neto, coordenador de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus, entre outros.

O PEAS implantou um "ecoponto" de coleta de óleo de cozinha usado, o projeto foi realizado em três fases, a saber: palestra de sensibilização, entrega do coletor, e agora a Escola fará a entrega regular do óleo arrecadado, a empresa Recigraxe.

Fotos: Maria Odília

Fonte:  SEDUC- Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura