Notícias

Estudantes técnicos da Bahia conhecem pesquisas com aquicultura em SE
06 de outubro de 2022

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu, na quarta (28), a visita de 40 estudantes e quatro professores dos cursos técnicos de Agropecuária e Agronegócio do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, de Cícero Dantas, BA.

O foco da visita foi conhecer de perto pesquisas e soluções tecnológicas voltadas à aquicultura, como aquaponia (sistema de produção integrada de vegetais e peixes), boas práticas manejo nutricional e sanitário de peixes de produção e ornamentais e desenvolvimento de produtos biológicos para nutrição e sanidade de organismos aquáticos.

Pela manhã, o grupo visitou a vitrine tecnológica de aquaponia montada em parceria com o Colégio e Faculdade Amadeus, em Aracaju. Eles foram recebidos pelo coordenador do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade da instituição (PEAS – Amadeus), o professor José Bezerra, na companhia do pesquisador Paulo Carneiro, responsável técnico pelas pesquisas com aquaponia na Unidade da Embrapa em Aracaju. 

À tarde, a visita ocorreu na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, onde o grupo conheceu de perto as futuras instalações do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Maricultura (Lapimar), tanques-rede instalados para pesquisas com tambaquis no lago da Unidade e instalações para estudos com peixes de produção e ornamentais coordenados pelo pesquisador Rodrigo Fujimoto, que apresentou o espaço com o apoio de bolsistas de pesquisa. 

A visita à Unidade foi conduzida pelo supervisor Saulo Coelho e o analista Eduardo Oliveira, ambos do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO).

Para a professora Lorena Rodrigues, do curso de Agropecuária, é muito importante para formação profissional dos estudantes conhecer de perto o trabalho de uma instituição como a Embrapa. “Conhecer e discutir a aplicação prática desses conhecimentos contribui muito para formação técnica e profissional deles”, destacou.

Jessiana Santos cursa o 3º ano de Agropecuária, e se mostrou surpresa com a quantidade de trabalhos realizados na Embrapa. “Aprendi demais e gostei muito da experiência, e com certeza vou aplicar esses conhecimentos na minha vida profissional”, ressaltou.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1381

Compartilhe:
Colégio Amadeus