Faculdade e Colégio Amadeus sensibilizam alunos da rede estadual a participar do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade
11 de março de 2020

A Escola Estadual 11 de Agosto tem feito diversas parcerias com o objetivo de realizar ações de impacto social na vida de seus alunos e da comunidade. Por isso, na última semana, a Escola já realizou dois projetos: um de inclusão social na cultura e outro de educação ambiental.

Nesta terça-feira, 10, a Escola 11 de Agosto recebeu uma equipe da Faculdade e Colégio Amadeus que sensibilizou os alunos para participar do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade. A equipe do Amadeus ajudou a unidade escolar a montar uma comissão de estudantes do Ensino Fundamental. Essa equipe ficará responsável por passar em todas as salas e orientar os alunos da instituição a coletarem o óleo de cozinha. O programa tem parceria com o Google e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura. A partir de desta terça a instituição se tornou um "ecoponto" de coleta de óleo de cozinha.

O projeto foi realizado em três fases, a saber: palestra de sensibilização, entrega do coletor, e agora será realizada a última, que é a entrega do material, a ser mediada pela empresa Recigraxe.

Alda Carvalho conta quais serão os benefícios dessas parcerias. "Nós estamos firmando diversas parcerias com o intuito de executar ações de responsabilidade social. Na parceria com o Amadeus, iremos reciclar o óleo e em troca vamos ganhar sabões e óleo de cozinha limpo", explica.

Mais atividades

No domingo, 8, os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Especial e os alunos com deficiência das classes inclusivas puderam acompanhar a história da animação Rei Leão em formato de musical.

Por meio do projeto do Governo Federal intitulado "Eu Faço Cultura", a escola foi beneficiada com 160 ingressos para o Musical Hakuna Matata, uma produção da Cia. de Teatro Carlos Moreira, com produção cultural de Lucimara Lima, no Teatro Tobias Barreto.

A coordenadora Alda Valéria Carvalho foi quem acompanhou os estudantes no passeio. "Foi uma experiência incrível. Levamos alunos autistas e com outras deficiências, muitos dos quais nunca tinham ido ao teatro. Foi uma ação de inclusão social", afirmou.

Ela contou ainda que uma professora da instituição ficou sabendo do projeto e pediu que a equipe diretiva inscrevesse a escola. Além disso, mencionou que os alunos se empolgaram muito com o evento e que após o fim do espetáculo, os atores os receberam no camarim para fotos e abraços.

Projeto Eu faço Cultura

O Projeto Eu faço Cultura beneficia escolas públicas, microempreendedores individuais, instituições beneficentes, beneficiários do Bolsa Família, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários de outros programas sociais com ingressos no âmbito cultural. Aracaju e Feira de Santana receberam 300 entradas em espetáculos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tendo sido selecionada, em Aracaju, a Escola Estadual 11 de Agosto.

Fonte: SEDUC/SE