Mudas produzidas in vitro despertam curiosidade de estudantes
04 de abril de 2022

Estudantes que visitaram o estande da Embrapa no Colégio e Faculdade Amadeus nos dias 28 e 29 de março puderam ver de perto mudas de plantas produzidas pela Embrapa a partir de cultura de tecidos vegetais e cultivadas in vitro (em pequenos tubos e frascos de vidro).

A ação integrou a programação da Semana Integrada do Meio Ambiente promovida pelo Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade da instituição (PEAS - Amadeus), coordenado pelo professor José Bezerra, com apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e outras organizações.

A propagação de mudas vegetais a partir de cultura de tecidos de plantas é uma tecnologia dominada pela Embrapa que utiliza boas práticas de laboratório e conhecimentos científicos na produção de mudas de alta qualidade, livres de microorganismos que causam doenças, e que crescem em ambiente controlado sem interferência das intempéries externas. Quando atingem o estágio ideal de crescimento, são levadas a campo para o plantio, com garantia de desempenho agronômico elevado e menor suscetibilidade a doenças e pragas.

Com explicações didáticas e demonstrações práticas do técnico de laboratório da Embrapa Inácio de Andrade, estudantes viram de perto tubos com mudas de importantes culturas vegetais para Sergipe e o Nordeste, como coco, cana, abacaxi, mangaba e jenipapo.

A participação da Embrapa no evento integra as ações do Programa Embrapa & Escola, iniciativa da Embrapa para promover a popularização da ciência junto ao público estudantil.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa