Notícias

Nova data - Live apresenta aquaponia residencial na quarta (9)
04 de junho de 2021

Um sistema integrado e sustentável, que combina a criação de peixes e o cultivo de vegetais em hidroponia (sem solo), com recirculação de água e aproveitamento de resíduos. Essa é a produção em aquaponia, que será tema de live no YouTube dentro da programação da Embrapa na Semana do Meio Ambiente.

Por problemas técnicos na plataforma de exibição, a transmissão ao vivo, agendada inicialmente para 2 de junho, acontecerá na quarta (9) às 19 horas em youtube.com/embrapa e contará com as presenças do pesquisador Paulo Carneiro, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, responsável pela validação do sistema de produção em escala residencial, e do professor José Bezerra, coordenador do Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio e Faculdade Amadeus, instituição parceira da Embrapa na implantação de uma vitrine de aquaponia como ferramenta pedagógica.

O bate-papo é voltado para estudantes, professores e o público em geral que tem interesse em produzir alimentos saudáveis de fora sustentável em sua própria residência. A mediação ficará por conta do comunicador e facilitador de eventos Fabrício De Martino, que mantém no Instagram o perfil @mediadorcriativo. O jornalista Saulo Coelho, coordenador do Programa Embrapa & Escola na Embrapa Tabuleiros Costeiros, também participa do encontro virtual.

Para assistir à live, clique no link a seguir: https://youtu.be/0W7QK5fdiOM

Curso a distância
Denominado AquaResidencial, o sistema de aquaponia em escala residencial agora é tema de curso a distância na plataforma de ensino remoto e-Campo, a vitrine de capacitações on-line da Embrapa. 

O curso foi publicado lançado em abril pelo presidente Celso Moretti, dentro das comemorações do aniversário de 48 anos da Embrapa. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma e-Campo, neste link: https://www.embrapa.br/e-campo/aquaponia-residencial. O período de inscrição é contínuo e as vagas são limitadas.

O foco é em pessoas interessadas em garantir a produção doméstica de peixes e vegetais ocupando uma área de aproximadamente 10 metros quadrados.

ODS
A Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, com aderência a 58 das 169 metas que se desdobram dentro dos mesmos. 

A Aquaponia é uma das tecnologias viabilizadas pela Embrapa que promovem o ‘ODS 14 – Vida na água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável’.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Compartilhe:
Colégio Amadeus