PEAS do Colégio e Faculdade Amadeus realizará IV Seminário Educação Ambiental e Sustentabilidade nos dias 21 e 22
18 de março de 2019

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22 de março, o Colégio e a Faculdade Amadeus (FAMA), através do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS), prepararam uma vasta programação para o IV Seminário Educação Ambiental e Sustentabilidade a ser realizado nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira) no auditório I, da instituição de Ensino Superior (IES), a partir das 8 horas.

De acordo com o coordenador do PEAS, professor José Bezerra Neto, o objetivo é gerar nos alunos o interesse pela busca de soluções sustentáveis e levá-los a repensar seus hábitos para construírem um novo estilo de vida.

O público participará de palestras com profissionais renomados na área ambiental do Estado de Sergipe, como: professor Dr. Paulo Mário Machado Araújo, que vai tratar do tema ENERGIA SOLAR E TECNOLOGIAS SOCIAIS; Dr. Eduardo Lima Matos, com RESÍDUOS SÓLIDOS e o coordenador do curso de Administração da Faculdade Amadeus, professor Mestre Paulo Sérgio Melo dos Santos, que vai proferir palestra sobre RECURSOS HÍDRICOS DE SERGIPE. Jéssica Mileise Dias de Jesus vai falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Aracaju LIXO ZERA e as alternativas para o descarte adequado de resíduos e como encaminhar para reciclagem.

Além das discussões teóricas, os alunos e demais convidados poderão conferir uma exposição de diversos setores da área ambiental na Praça Tia Alene, localizada na própria IES.

O quê:  IV Seminário Educação Ambiental e Sustentabilidade

Quando: 21 e 22 de março

Onde: Auditório I, da Faculdade Amadeus (FAMA)

1º DIA-     PROGRAMAÇÃO:

Dia 21 de Março (quinta-feira)

Auditório I –

Solenidade de Abertura: Diretor: Prof. Renir Damasceno

1ª Palestra:  ENERGIA SOLAR E TECNOLOGIAS SOCIAIS.

Horário: Das 8h30 às 9h10

Público alvo: Alunos das 1as Séries

Palestrante: PROF. DR. PAULO MÁRIO MACHADO ARAÚJO

É engenheiro mecânico formando em 19898 pela UFCG; Conclui o mestrado em engenharia mecânica com enfase em amteriais em 1994 na UFPB e concluiu o doutorado em engenharia mecânica na Université des Sciences et Techonologies de lille I em 2000, Franca. Atualmente é professor adjunto I da Universadidade Federal de Sergipe.

2ª Palestra: RESÍDUOS SÓLIDOS

Público alvo: Alunos das 2as Séries do ensino médio

Horário: Das 10h10 às 11h

Palestrante: DR. EDUARDO LIMA MATOS.

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS.

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Atualmente desempenha o cargo de promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe e professor assistente da UFS.

2º DIA-  PROGRAMAÇÃO:

Dia 22 de março (sexta-feira)

Auditório I –

1ª  Palestra:  LIXO ZERO

Público alvo: Alunos dos 5os anos ao 6os anos do ensino fundamental.

Horário: Das 8h às 8h40

Palestrante: JESSICA MILEISE DIAS DE JESUS

Formando em Tecnologia em Saneamento Ambeintal Pós-Graduação em educação Ambeintal.

Membro e fundadora do Aracaju Lixo zero

2ª Palestra: RECURSOS HÍDRICOS DE SERGIPE

Público alvo: Alunos dos oitavos anos do ensino fundamental.

Horário: Das 10h10 às 10h50

Palestrante:  Prof. Msc. PAULO SÉRGIO MELO DOS SANTOS.

Possui graduação em Administração, especialização em Análise e Gestão de Negócios e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ex-Conselheiro do Meio Ambiente de Aracaju. Atualmente é Administrador concursado da Prefeitura Municipal de Laranjeiras lotado na Secretaria de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Coordenador do Curso de Administração e Professor da Faculdade Amadeus. Atua ainda como membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sergipe e Consultor Técnico Ambiental (Ibama).

EXPOSIÇÃO:

Tecnologia Solar (UFS)

LIXO ZERO

Stands dos parceiros do PEAS:
ADASFA - Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis.
Feirinha de adoção de cães e gatos.
CARE – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju.
Exposição de Recicláveis.
Recigraxe – Empresa coletora de óleo de Sergipe Exposição de produtos fabricados a partir do óleo vegetal usado.