Plantio de girassol na hortinha
16 de agosto de 2021

Como ação do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus - PEAS, coordenado pelo professor José Bezerra em parceria com a nutricionista Jéssica Moura, os alunos do 1o Ano da Educação Infantil, com o apoio da professora Lenilza Andrade, realizaram o plantio de girassol na horta da escola. Atitude essa alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, compondo uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas, que visam guiar a humanidade até 2030.

Os alunos realizaram o experimento proposto no capítulo 1 do Bernoulli e plantaram a semente de girassol seguindo as observações trazidas no livro. Dessa forma ficaram mais aptos para responder às questões sugeridas.

O plantio na horta proporcionou às crianças o contato com a terra, as sementes, a água e os vegetais. Esse convívio ajuda a estabelecer uma melhor relação com o meio no qual estão inseridas. Assim, elas começam a desenvolver a consciência do cuidado, dos bons hábitos alimentares e, acima de tudo, mantêm atitudes sustentáveis.

O girassol é uma planta nativa da América do Norte que normalmente atinge de 1 m a 4 m de altura, embora existam cultivares com menor tamanho e cultivares que podem atingir maior altura, podendo chegar a quase 8 m. Seus grandes capítulos florais o tornam uma planta apreciada em jardins, além de excelente flor de corte, existindo um bom número de cultivares para estes objetivos. Os frutos secos (cipselas) contêm sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas e podem ser usadas para fazer farinha ou para a extração de óleo vegetal. As lígulas (pétalas do girassol) são comestíveis e os botões florais jovens também podem ser consumidos levemente cozidos. Quanto às sementes, o farelo resultante da extração de óleo e a folhagem podem ser utilizados até mesmo na alimentação de aves e outros animais.