Notícias

Prefeitura se soma ao Ministério do Meio Ambiente em mutirão de limpeza de rios e mares
12 de abril de 2022

A capital sergipana recebeu, na manhã deste sábado, 9, um mutirão de limpeza de rios e mares, uma agenda que agrega pontos das regiões Norte e Nordeste e é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a junção do Programa Rios + Limpos e do Plano de Combate ao Lixo no Mar. Durante a ação, que dialoga com o planejamento da gestão municipal e é apoiada pela Prefeitura de Aracaju, o MMA lançou um aplicativo que, entre outros dados, mostra a balneabilidade das praias  brasileiras. 

Ao todo, a ação mobilizou cerca de 130 voluntários, divididos em equipes, que contaram com, aproximadamente, 30 embarcações que se deslocaram pela Praia do Viral, Crôa do Goré e Ilha dos Namorados. O trabalho conjunto envolveu órgãos públicos, tanto do Município, como do Estado e do Governo Federal e, ainda, a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros, além de entidades como a Amigos do Rio e a Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores), entre outras.  

Foram somados, ao final da mobilização, 1.644kg de lixo recolhido, sendo 888kg recicláveis e 756kg de rejeito. 

Secretário da Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França ressalta que a ação busca recuperar os rios e mares, retirando o lixo que não deveria  estar nesses ambientes e, ao mesmo tempo, promover um momento de conscientização. 

“É um exercício de cidadania ambiental, no intuito de, também, conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular do lixo. Todo o material recolhido após a ação é  pesado e triado, para identificar quais são os principais contribuintes e, assim, orientar a ação local dos órgãos municipais e estaduais, para endereçar melhor e trazer  soluções concretas para tratar a causa raiz do problema. Aracaju é uma cidade muito limpa, bem cuidada, mas é sempre importante essa mensagem para a população  para se conscientizar e manter a cidade limpa porque o lixo jogado na rua cai num bueiro e vai parar nos rios e mares”, enfatiza França. 

Educação ambiental

A ação do governo federal dialoga de maneira abrangente com as já executadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio ambiente (Sema), como reitera o secretário da pasta, Alan Alexander Lemos.

“Na Prefeitura de Aracaju as ações de educação ambiental são fundamentais. Atuamos em diversos aspectos, mas sempre chamando a atenção, para educar e  conscientizar no sentido de ter uma cidade mais sustentável. Essa ação do MMA converge com o que já desenvolvemos no nosso dia a dia. Temos o programa Praia  Limpa, fizemos duas edições do ‘Rios mais Limpos’, em 2022. Na gestão da capital, tanto os mares quanto os rios são importantes para conscientizar. Além disso, a  Prefeitura executa a limpeza de praia regularmente, através da Emsurb, a Sema realiza ações de educação ambiental de maneira continuada. Hoje, somamos esforços  junto ao Ministério do Meio Ambiente e ao Governo do Estado”, frisa Alan.

O secretário municipal do Meio Ambiente alerta, ainda, para o descarte irregular de lixo, o qual retorna, de alguma forma, para a sociedade, nos mais diversos aspectos  de consequência da poluição. "Por isso, é importante que a sociedade esteja integrada a esse trabalho. A limpeza de rios e praias não é uma ação somente do  poder público, é uma ação da sociedade”, salienta.  

Focado nas questões ambientais, o vereador Breno Garibaldi acompanhou a atividade desta manhã e avaliou a ação como "de extrema relevância, sobretudo por  envolver tantas pessoas em prol do meio ambiente". "Sabemos que a saúde dos nossos rios e mares é uma problemática urgente. Hoje, vemos a Prefeitura empenhada em minimizar esses problemas, mas precisamos do esforço de todos, inclusive da população em geral”, pontua o parlamentar. 

Participando da atividade como voluntário, o coordenador do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus-PEAS, José Bezerra Neto, considera que a ação é um exemplo a se seguir “porque envolve a população, entidades, ONGs, sensibilizando a sociedade de uma maneira geral", frisa. "Cada ação, por menor que seja, representa uma melhora para o meio ambiente, e esse trabalho de formiguinha é fundamental”, diz.

Leia aqui a notícia completa.

Compartilhe:
Colégio Amadeus