Projeto educacional da Grande Aracaju recebe Ecoponto e oficinas de sustentabilidade
28 de agosto de 2019

O Colégio e a Faculdade Amadeus, parceiros da Embrapa em inciativas de educação ambiental em Aracaju e outros municípios, instalaram no sábado (10) mais um Ecoponto. Dessa vez a ação, que tem a parceria do Programa Embrapa & Escola para popularização da ciência, aconteceu no Lar Esmeralda, em São Cristóvão, cidade-mãe de Sergipe.

Dois importantes projetos das instituições de ensino se somaram para realizar as atividades no Lar Esmeralda - o Projeto Voluntariado e o Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS).

O evento reuniu dois coordenadores, dois professores e 16 alunos do Amadeus, que desenvolveram uma série de atividades interativas com as crianças assistidas pelo Projeto Lar Esmeralda - curso de educação ambiental com material didático e certificado, oficina de impressão 3D, oficina de identificação e catalogação das árvores, plantio de árvores nativas e hortaliças, instalação do Ecoponto para coleta de óleo de cozinha e recreações.

Confira a galeria completa de imagens da ação na página do Amadeus

Além da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), a ação conta com a parceria da Recigraxe e do Instituto Banese.

Ecopontos

Os Ecopontos são unidades para coleta de óleo de cozinha usado tanto na produção da merenda nas escolas quanto nas residências dos alunos. A instalação vem sendo feita desde junho em diversas escolas e projetos educacionais da Grande Aracaju.

Ao todo, 25 Ecopontos serão instalados em escolas públicas e outros espaços, e a Recigraxe fará a coleta periódica e beneficiamento do óleo usado, que é transformado em um produto ecoeficiente, o sabão ecológico. Parte dos produtos retorna às escolas para uso na limpeza dos materiais e ambientes.

ODS

As ações da Embrapa em parceria com Amadeus está alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2015, que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o país.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br