Notícias

Projeto Educação Ambiental e Inglês: St. Patrick's Day
19 de fevereiro de 2024

A parceria entre a professora Raíssa Moraes, da Cultura Inglesa, e o professor e biólogo José Bezerra, coordenador do Programa de Educação Ambiental e  Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus, resultou em uma ação interdisciplinar envolvente para os alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental, alinhada  aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 15 (Vida Terrestre). 

O objetivo dessa colaboração foi o plantio de mudas de Clúsias em celebração ao St. Patrick's Day, evento tradicional na Irlanda, que acontece em 17 de março, visando  promover consciência ambiental. Essa iniciativa contribui diretamente para o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 12 (Consumo e Produção  Sustentáveis), ao fomentar práticas sustentáveis e a preservação da biodiversidade local. 

A atividade, que ocorre ao longo de fevereiro e março, não apenas introduz conceitos de sustentabilidade, mas também aborda o ODS 6 (Água Limpa e Saneamento), pois  os alunos se comprometem a cuidar das mudas, regando-as e monitorando o seu crescimento delas. 

O encerramento da festividade do St. Patrick’s Day, em 22 de março, com a transferência das mudas para jarrosfeitos de garrafas pet decoradas pelos estudantes, destaca a  promoção do ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), incentivando a participação ativa da comunidade escolar na criação de um ambiente mais verde e  sustentável.

A colaboração interdisciplinar da professora Raíssa Moraes e do professor e biólogo José Bezerra não apenas destaca a eficácia educacional, mas também contribui para o  ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), mostrando que a cooperação entre diferentes setores é essencial para alcançar metas sustentáveis. Essa abordagem  integra e prepara os alunos para serem não apenas cidadãos conscientes, mas também agentes ativos na construção de um futuro alinhado aos princípios da  sustentabilidade.

Compartilhe:
Colégio Amadeus