Amadeus e Embrapa: parceria de sucesso na implementação dos ODS
31 de maio de 2021

Desde 2018, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e o Colégio e Faculdade Amadeus vêm atuando em parceria para fortalecer ações com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, uniram as forças do Programa Embrapa & Escola, de popularização da ciência junto ao público estudantil, e o Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio Amadeus – PEAS.

O principal objetivo dessa produtiva parceria é intensificar as iniciativas em conjunto para garantir resultados mais efetivos das açõesde educação ambiental e popularização da ciênciavoltadas às comunidades estudantil, científica e rural.Como resultado, vemos a crescente conscientização e adoção de práticas cada vez mais sustentáveis por estudantes e suas famílias, agricultores, agentes de desenvolvimento e a comunidade universitária.

Além de oficinas, cursos, seminários, visitas a campos e laboratórios, feiras estudantis e ações em datas importantes junto à comunidade estudantil, a parceria entre as instituições deu vida a inciativas extremamente inovadoras, como vitrines tecnológicas instaladas no próprio espaço da escola. A Vitrine de Aquaponia – sistema de produção que integra a produção de vegetais hidropônicos e a criação de peixes com ciclagem de água e aproveitamento de resíduos – é hoje um dos grandes frutos dessa integração, sendo palco de atividades científicas e de educação ambiental junto a alunos da própria escola e outras instituições de ensino de Sergipe.

Para o professor José Bezerra, coordenador do PEAS Amadeus, a parceria com a Embrapa tem rendido grandes resultados, com destaque para as Vitrines Tecnológicas de Aquaponia, Minhocultora e em breve de Criação de Abelhas Melíponas. “Com o apoio técnico e científico da Embrapa, temos tido a oportunidade de enriquecer as aulas com experiências práticas relevantes e fortalecer a formação dos alunos”, destaca.

Embrapa e os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pelas Nações Unidas. Principal organização de pesquisa pública voltada ao desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil, a Embrapa, com suas 42 Unidades distribuídas por todo o país, tem uma robusta agenda de pesquisa e desenvolvimento, gerando conhecimentos e ativos tecnológicos de alto valor para a sociedade brasileira.

A Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com aderência a 58 das 79 metas que se desdobram dentro dos mesmos.

De acordo com o pesquisador Paulo Carneiro, que preside a Comissão Local de ODS da Embrapa e coordena pesquisas com aquaponia, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, cuja área de atuação se estende do sul da Bahia ao norte do Ceará, alinha-se a 18 dessas metas, com pesquisas, transferência de tecnologia e cooperação técnica e científica em diversas áreas, como a cultura do coqueiro, agroecologia e agricultura familiar, inteligência territorial, agroenergia, produção de ruminantes, aquicultura, sistemas integrados e grãos, prospecção da biodiversidade e agregação de valor.

A Embrapa mantém na Internet a página temática www.embrapa.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods sobre sua atuação em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o País.