Educação Ambiental, Matemática e o aprendizado sustentável
13 de junho de 2022

Cada vez mais o foco do ensino não se concentra em conteúdo e nem em memorização, mas na intertextualidade e construção de habilidades e competências que os alunos irão carregar consigo pelo resto da vida.

Considerando esse novo eixo de ensino, o coordenador do PEAS (Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade) do Colégio e Faculdade Amadeus, José Bezerra, junto com o Professor Geraldo Rayan, ministraram uma oficina multidisciplinar e interdisciplinar de Educação Ambiental e Matemática. Durante o evento, os alunos, com a orientação dos professores e uso de fitas métricas ou trenas, fizeram as medições de algumas dimensões do espaço de Aquaponia da escola. Os alunos mediram o diâmetro e a altura de um barril de água do sistema, para, então, poder aproximar o volume do tanque com o uso da fórmula V=πr²h.

Vários momentos interdisciplinares possibilitaram uma contextualização de conceitos matemáticos discutidos em sala de aula. Após algumas práticas, houve um período de interpretação dos resultados em que foi demonstrado, com o uso do pensamento crítico junto com a análise de dados, a verossimilhança dos resultados com a realidade.

@colegioamadeus
@faculdadeamades