Hora da colheita no laboratório de aquaponia do Colégio Amadeus
19 de maio de 2021

Em parceria com a EMBRAPA, o Colégio Amadeus, por meio do seu programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade – PEAS, implantou o Laboratório de Aquaponia, onde desenvolvemos atividades pedagógicas com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ao acompanharem todo o processo do cultivo de hortaliças no laboratório, os alunos se familiarizam com os alimentos, compreenderam como eles são feitos e como podem contribuir para uma alimentação adequada. Dessa forma, a influência da horta não se limita à escola, pois as crianças se tornam multiplicadoras, já que levam para o seu lar aquilo que aprendem no ambiente escolar.

Explorando alguns temas relacionados aos 17 ODS da ONU, o coordenador do PEAS, José Bezerra, e a nutricionista Jéssica Moura receberam as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Núcleo de Educação Ambiental para essa atividade. Neste espaço, os alunos acompanharam todo o processo e realização do cultivo de hortaliças dentro da escola, aproximando os alunos da natureza e gerando uma relação afetuosa com o meio ambiente, conscientizando-os sobre a importância de cuidarmos das plantas e do biossistema.

Acreditamos que essa proximidade e afetividade com a natureza é o primeiro passo para a construção permanente de hábitos sustentáveis.