Sistema Acadêmico Aluno:
Notícias
Laboratório de Aquaponia e produção de tomates cereja
03.12.2019 07:58
Laboratório de Aquaponia e produção de tomates cereja

Os alunos Natália e Rafael do segundo ano do ensino médio coletaram tomates cereja no laboratório de Aquaponia do Colégio Amadeus na última quinta-feira.

O tomate cereja é uma variedade de tomate que possui frutos pequenos, com 2 a 3 centímetros de diâmetro. Essa variedade é uma ótima alternativa para o cultivo na água e também para quem quer plantar o fruto em casa.

“Aquaponia” se refere à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos(alface, morango e tomate). Essa técnica, preconiza a reutilização total da água, evitando desperdício e diminuindo drasticamente a liberação de efluente no meio ambiente. A Aquaponia pode diminuir em, até 90%, o consumo de água necessária para a produção da mesma quantidade de alimento.

Na Aquaponia, os peixes se alimentam da ração e produzem excretas que são convertidas por ação bacteriana nos nutrientes que, posteriormente, serão absorvidos pelas plantas. Ao utilizarem esses nutrientes, as plantas, juntamente com as bactérias presentes no sistema de Aquaponia, desempenham papel importante na filtragem da água, garantindo sua condição adequada para o desenvolvimento normal dos peixes de forma sustentável.

É, nesse ambiente, que os alunos observam, conhecem os tipos e as estruturas das plantas, fazem experiências e preparam mudas. O Laboratório de Aquaponia faz parte do Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio e Faculdade Amadeus - PEAS, coordenado pelo prof. José Bezerra Neto.

Confira a galeria de fotos:
Colégio Amadeus
Mais Notícias
Colégio Amadeus
Fale Conosco
Envie sua mensagem
para o Colégio Amadeus:
Colégio Amadeus
Colégio Amadeus
Rua: Estância, 1003
Centro. CEP: 49.010-180
Aracaju - SE
Colégio Amadeus
Fone: 79 2105-2000
Fax: 79 2105-2010
Colégio Amadeus
Localização
Facebook
Instagram
criação de site